A busca por soluções cirúrgicas menos agressivas para o tratamento das doenças vertebrais sempre existiu, entretanto, durante muito tempo, pouco se noticiou sobre o desenvolvimento de técnicas menos invasivas.

Com o intuito de melhorar este quadro foi fundada, em 1984, a Sociedade Brasileira de Coluna (SBC), na época um Comitê da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, a SBOT. A partir daí, os cirurgiões de coluna conquistaram seu espaço e sua identidade na área médica.

Já no ano de 2004, o primeiro SIMINCO – Simpósio Internacional de Cirurgia Minimamente Invasiva da Coluna – que aconteceu na cidade de São Paulo, tornou-se um marco não só por conseguir congregar profissionais que já utilizavam essas técnicas, como também por evidenciar a existência do interesse que muitos outros médicos tinham nessas modalidades de tratamento.

O SIMINCO se sucedeu ano após ano, e hoje, em sua XIII edição, continua acompanhando o crescimento significativo do número de cirurgiões dedicados às Cirurgias Minimamente Invasivas da Coluna. À medida que novas técnicas foram surgindo, a prática se disseminou, e sua importância e reconhecimento se solidificaram.

Durante todo esse processo, a interação com a comunidade científica internacional fez-se presente, e os eventos brasileiros passaram a contar com a participação de convidados de renome oriundos de diversos países, assim como muitos médicos brasileiros tiveram a oportunidade de apresentar seus trabalhos em eventos no exterior.

Dessa forma, consolidou-se a importância dos brasileiros no contexto mundial de desenvolvimento e disseminação dessas modernas cirurgias, possibilitando a criação de protocolos, e a formação de uma visão crítica sobre novas técnicas, que são constantemente propostas.

Nesta conjuntura, a Sociedade Brasileira de Coluna Minimamente invasiva (SBC-MISS), fundada em 2005 como um Comitê de Cirurgia Minimamente Invasiva da Coluna da SBC, tinha como proposta disseminar e investir na evolução das técnicas, e dedica-se integralmente a estes objetivos desde então.

Em 2008, a SBC-MISS organizou o primeiro Congresso Brasileiro de Cirurgia Minimamente Invasiva da Coluna- COMINCO, que hoje encontra-se em sua quinta edição. O III COMINCO, que aconteceu no ano de 2012 na Praia do Forte, na Bahia, também foi palco para o III WCMISST (World Congress of Minimally Invasive Spine Surgery), tornando-se referência pelo número de participantes (brasileiros e estrangeiros), qualidade do conteúdo científico e organização.

Em 2016, o V COMINCO terá como pré-congresso e evento de abertura o XIII SIMINCO, que será realizado no Hospital São José da Beneficência Portuguesa de São Paulo.

Além do constante esforço em manter a atualização técnica e científica, hoje, lutamos para manter esse progresso acessível à população (públicas e privadas), que nem sempre estão atualizadas e bem assessoradas quanto à efetividade, segurança, custo e vantagens das modernas técnicas cirúrgicas. Por este motivo, a divulgação para a sociedade leiga e formação de grupos de apoio técnico formados pelas entidades representativas da especialidade, constituem importantes ferramentas para uma disponibilização mais ampla da cirurgia minimamente invasiva da coluna.

A SBC-MISS e a ABCMIC (Associação Brasileira de Cirurgia Minimamente Invasiva da Coluna) mantem-se intensamente engajadas nesse trabalho, e encontram-se abertas aos interessados que queiram juntar-se a elas nessa empreitada em favor da modernização da Cirurgia de Coluna.

PIL SUN CHOI


Presidente da ABCMIC
WILSON DRATCU

Presidente da SBC-MISS